William Cardoso Surfista profissional World Surf League

Biografia

Willian Cardoso, 28, é local de Balneário Camboriú (SC). Surfista regular, o “Panda”, como é conhecido, é atleta da Rusty desde 2004 e já foi vice-campeão brasileiro em 2008, além de vencer campeonatos de grande representatividade como o Saquarema Pro em 2010 e o Burton Toyota Pro Newscastle, na Austrália, em 2012. Com um surf marcante, identificado pelas fortes rasgadas, suas principais metas para 2014 são as etapas Prime do WQS e o circuito brasileiro profissional, onde sempre ocupa um lugar de destaque. Confira o papo que o Waves bateu com o atleta.

Sua evolução é constante e o talento para as ondas surgiu logo cedo. Em 2005, Mineirinho conquistou o título do World Qualifying Series (WQS), tornando-se o mais jovem campeão da série de acesso à elite do surf mundial. No entanto, sua ascensão teve como ponto de partida o título de Pro Junior World Champion, conquistado na Austrália em 2003.

O menino prodígio começou a surfar aos oito anos de idade, iniciando no mundo dos torneios e competições aos dez. Desde os 15, Adriano não sai da vista da imprensa especializada, que enxerga nele uma das grandes promessas do surf brasileiro.

Em maio deste ano, Adriano conquistou a lendária etapa de Bells Beach, na Austrália, considerada a Meca do surf mundial. A vitória se juntou a outras marcantes, como o triunfo nas ondas da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 2011, tornando-se o primeiro brasileiro a vencer em casa desde 1998, quando Peterson Rosa terminou em primeiro lugar, também na praia localizada na zona oeste carioca.

Sobre os planos atuais, diz: “Meu maior objetivo é me manter entre os maiores surfistas do mundo e tentar me tornar o maior atleta brasileiro da história do surf”.